"Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada" (Lc.10:42) Uma "Marta" aprendiz de "Maria"

segunda-feira, outubro 09, 2006

Acabei de assistir à entrevista transmitida pela SIC sobre a Eutanásia e confesso que não fiquei indiferente àquela senhora e sua história.
Não é a morte que a assusta, é o sofrimento... E porque o sofrimento é tão assustador, ela quer ajuda para morrer. Não quer passar pela degradação do corpo, pela perda de dignidade, ela quer decidir sobre a sua própria morte. Perfeitamente lógico para muita gente.
Mas eu não achei...
Sim, eu nunca passei pelo que ela está a passar. É completamente impossível colocar-me no lugar de alguém que vive este drama.
A minha questão é, será que temos o direito de evitar o sofrimento? Será que temos o direito de decidir o momento em que vamos morrer, só porque a vida que estamos a viver não é aquela que pensávamos ter?
Será que temos mesmo esse controlo sobre a nossa vida?
"Quando os meus ossos estavam a ser formados, sem que ninguém o pudesse ver; quando eu me desenvolvia em segredo, nada disso te escapava.Tu viste-me antes de eu estar formado. Tudo isso estava escrito no teu livro; tinhas assinalado todos os dias da minha vida, antes de qualquer deles existir." (Salmos 139:15-16)
Não me parece...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem Deus é normal pensarem isso. Já reparaste que pessoas crentes, que estão nessa situação de vida, dão sempre grande testemunho?

J.L.

10 outubro, 2006

 
Blogger A Melhor Parte said...

É isso mesmo!
Enquanto a ouvia, só pensava nas pessoas que eu conheço e que passaram por isto e no testemunho que deram...

10 outubro, 2006

 
Blogger Rui Lopes said...

Marta! Com todo o devido respeito que tens pela religião, eu não sou da mesma opinião. Tens razão quando dizes que a pessoa deve estar a sofrer bastante numa fase terminal de uma doença, e só quem passa por elas é que sabe, eu já vi pessoas em fase terminal de Cancro a sofrerem bastante para saberem que dali a 2 ou 3 dias iam morrer, que não tinham qualquer hipótese. Só que se nós estivermos no lugar dessas pessoas, talvez pensemos de maneira diferente, pois apenas quem passa por elas é que sabe. Não leves a mal, mas é esta a minha opinião!

Ah! é verdade! Visita o site de História Local da minha aldeia que eu construi em: www.saomiguelriotorto.blogs.sapo.pt tem de tudo um pouco, desde História, "estórias", figuras: nas figuras vais apanhar a biografia de uma pessoa que conheces: o Prof. FERNANDO CATROGA, que é da minha aldeia (ainda é meu primo, o pai dele era primo direito da minha avó paterna (1909-2005)), do Irmão dele, dos Silva Martins, um Médico que foi deputado na primeira República e muitas outras coisas mais ....

21 outubro, 2006

 
Blogger Daniel said...

Para mim, ninguém tem o direito de escapar ao sofrimento. Temos o direito de não o desejar, isso sim.
Mas quando passamos por ele, temos que nos lembrar que se passamos por ele, é porque o homem tem rejeitado Deus, e aí entrou o sofrimento no mundo.
Paciência, temos as consequências dos nossos maus actos, apesar de Cristo ter pagos os nosso actos.
agradeço uma visita a:
www.danielaurelio.blogspot.com

27 outubro, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Olha que post tão lindo!
…………♥
………..***
……….*****
………*Feliz*
……..*********
……************
…..******Natal****
….****************
…************
..*****************
……….********…………♥
……….****

22 dezembro, 2006

 
Blogger Funny said...

Olá, dei com este blog a navegar pela net e achei este tema bastante interessante.

1 - Sou cristão

2 - Pelo que li entendem que Deus dá e tira a vida quando quer e nós não devemos interferir

3 - Questiono, porque fazemos medicamentos que tratam novas doenças, ao curar alguém estamos a ir contra a vontade de Deus? No fundo estamos a dizer ainda não é a tua hora. Será o facto de dizermos é a minha hora tão diferente?

4 - Porque apostamos na prevenção rodoviária, para morrerem menos pessoas... hum estamos uma vez mais a interferir com a morte.

5 - Acho que Deus tem um papel extraordinário da criação, acho no entanto que também devemos reflectir e questionar algumas das nossas crenças antes de as tomarmos como nossas de modo a não serem uma simples herança.

Um abraço de,

Uma Luz na Escuridão

18 janeiro, 2007

 
Blogger Avó do Miau said...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz, deseja a Daniela

06 abril, 2007

 
Blogger The Pescador said...

Creio que isso não cabe a nós pois em meio ao sofrimento o Senhor pode operar um milagres e se nos interferirmos podemos tambem indiretamente interferir na ação de Deus
Deus abençoe

13 agosto, 2007

 
Blogger Daniel said...

Desde o final do mês de Junho que fiquei sem possibilidades sem fazer nenhum artigo. Agora visto já ter Internet (ALELUIA), posso retornar a fazer o que gosto.
Desde já agradeço todas as visitas feitas ao meu blog (Biblos) e espero que retornem periodicamente.

www.danielaurelio.blogspot.com

25 setembro, 2007

 
Blogger anareis said...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

13 novembro, 2009

 

Enviar um comentário

<< Home